quarta-feira, 26 de novembro de 2014

O QUADRO (nova versão para um conto antigo)



Crédito da foto: O quadro de Alice da novela A SUCESSORA

"À medida que os filhos crescem, a mãe deve diminuir de tamanho. Mas a tendência da gente é continuar a ser enorme."Fonte - Jornal do Brasil (1968)Autor - Lispector , Clarice






I
Lauro tinha o quadro da mãe na sala do casarão antigo, onde morava desde criança. Sua nova namorada Brenda detestava o quadro, pois o olhar da mãe de Lauro era ameaçador.  Havia uma pessoa que sentia o mesmo, era Antônio, melhor amigo de Lauro.

Entretanto, para os outros, o quadro transmitia paz e conforto.  As ex-namoradas de Lauro apreciavam muito a pintura e ficavam tristes por não ter conhecido a mãe de Lauro.

Houve até um caso peculiar, certa namorada do rapaz ao observar o quadro, confessou que havia traído Lauro e que não podia esconder isso, porque sempre fora tão bem tratada por ele e a pintura de sua mãe a confortava. Distanciaram-se por algum tempo, mas logo retornaram a ser amigos.
Entretanto,  algumas pessoas, sem explicação, desapareciam tragicamente da vida de Lauro...

II
Em um quarto de motel, longe da cidade, Brenda e Antônio estão estirados na cama, depois de transarem a tarde inteira. Começam a conversar...
- Antônio, não aguento mais o babaca do Lauro! E o quadro daquela velha ridícula? Depois de casada e Lauro sofrer "um acidente fatal", irei queimá-lo e reformarei a mansão.

- Tenha calma, a gente vai pegar essa grana preta. Lauro é um babaca.

- É tão tonto que dá náusea!

Riram e transaram novamente.

III

O clima do casarão tornava-se cada vez mais pesado para Brenda e Antônio. Sentiam-se vigiados pela pintura. Os olhos da mãe de Lauro pareciam de águia.

Antônio não conseguia mais entrar no casarão. Um dia, sofreu um acidente terrível e morreu. Brenda quando soube da notícia olhou para quadro e, no primeiro momento, soube que foi a mãe de Lauro a culpada. Pegou uma faca e avançou em direção ao quadro.

Quando Lauro chegou do hospital, muito triste por perder um amigo, encontrou o corpo de Brenda no chão da sala. Tinha sido degolada.

Então Lauro teve a revelação. Aproximou-se do quadro e disse:

- Mais uma vez obrigado.

IV

Meses depois, Lauro casou-se com a ex que o tinha traído. Quando ela engravidou e comunicou ao marido na sala, a imagem da mãe de Lauro esboçou um sorriso e seus olhos brilharam.




Nenhum comentário: